Existem diversos temas com interesse relevante na produção agrícola. A TEF aponta aqui alguns desses temas.
FITOSSANIDADE
DGAV - Direção Geral de Alimentação e Veterinária
A DGAV é um serviço central da administração directa do Estado, dotado de autonomia administrativa e integrado no Ministério que tutela o setor agro pecuário. As suas competências respeitam à saúde e proteção animal; regulamentação e coordenação do controlo alimentar; e sanidade vegetal e fitossanidade.
www.dgv.min-agricultura.pt
SIFITO - Sistema de Gestão das Autorizações de Produtos Fitofarmacêuticos
O SIFITO, sendo um portal agregado à DGAV, disponibiliza informação referente aos Produtos Fitofarmacêuticos, nomeadamente a lista de produtos autorizados e cancelados desde 2001, as autorizações de venda em vigor e as canceladas, assim como as condições de utilização.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
As Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) disponibilizam mapas online com a divisão administrativa, cartas militares e fotografias aéreas de diversas regiões de Portugal. Neste mapas é possível proceder a medições lineares, medições de áreas e de perímetros, entre outras funcionalidades. Sugerimos o acesso pela DRAP Centro:
http:////sig.drapc.gov.pt/
METEOROLOGIA E CLIMA
IPMA - Estações meteorológicas
Portal do Clima
O Portal do Clima foi um dos projetos resultantes das atividades do programa AdaPT (programa concebido para apoiar as actividades sobre a "Adaptação à Mudança Climática" em Portugal).
Este projeto teve por objectivo a produção e publicação de um portal de internet relativo ao Clima em Portugal, constituindo uma plataforma de acesso fácil para o público em geral, com dados de relevo (séries históricas, alterações climáticas a nível regional e indicadores climáticos).
O projeto recorreu ao processamento de dados climáticos passados e os dados de projecções climáticas do IPCC AR5 (projeto CORDEX) para divulgação através do website.
CERTIFICAÇÃO
Agricultura Biológica
Este modo de produção agrícola (vegetal e animal) procura a obtenção de alimentos de qualidade superior, recorrendo a técnicas que garantam a sua sustentabilidade, preservando o solo, o meio ambiente e a biodiversidade, privilegiando a utilização dos recursos locais e evitando o recurso a produtos químicos de síntese e adubos facilmente solúveis.
O portal da DGADR reúne toda a informação actualizada relativamente ao modo de produção biológico. Aqui pode consultar manuais e documentos de apoio diversos, regulamentação, operadores, materiais e substâncias permitidas, entidades certificadoras, entre outros temas.
GLOBALG.A.P.
Actualmente a maioria dos retalhistas exige diversos referenciais que assegurem uma agricultura segura e sustentável.
A certificação GLOBALG.A.P. oferece um referencial (conjunto de regras) fiável e conceituado para demonstrar a segurança e sustentabilidade em alimentos agrícolas.
Sendo uma certificação mundialmente reconhecida, ao cumprirem os Pontos de Controlo e Critérios de Cumprimento (PCCC) do GLOBALG.A.P. os produtores podem vender os seus produtos tanto a nível local como a nível mundial. No site oficial pode encontrar toda a informação necessária.
É possível também verificar o status de cada produtor ou grupo certificado, através do acesso à base de dados: